quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pena-5witch, Penta Midi ou Yeti com Noise Supressor / Gate / Reduction

Vamos seguir com o tema dos chaveadores inteligentes Pedrone - mas considere também que o que tratamos aqui também serve para outras marcas.

Uma dúvida muito comum é quanto ao uso de supressores de ruído com o chaveador. Já devemos dizer que cara que os pedais que buscam reduzir o ruído do sistema funcionam melhor quando ligados (e se puderem) em conjunto com o loop de efeitos do amplificador - o que de cara já exige um pedal com 4 jaques.


Um pedal de 4 jaques muito comum e eficiente para a supressão de ruídos é o Boss NS-2.

O funcionamento desses pedais de 4 jaques é mais eficiente pois ele "captura" a existência de sinal da guitarra (uma nota tocada ou seu sustain) logo perto do instrumento, e a atuação do gate (corte de som) se dá mais avante na cadeia de sinal. Esse sistema faz com quem todo o ruído que esteja antes do loop seja cortado, e isso inclui o ruído de fundo da guitarra, do pré do amplificador, dos pedais de boost e drive. Já os efeitos que ficam após o loop - tais como ambiências, modulações e afins - não são afetados pelo gate e podem permanecer com a naturalidade de funcionamento. Um exemplo dessa maravilha é um reverb que mantém sua "cauda" (ou tail) após a nota original ser cortada pelo noise gate, o que mascara muito bem sua atuação e deixando todo o timbre mais natural.

Vamos ilustrar o uso do NS-2 com um chaveador Pedrone Penta Midi, um amplificador Pedrone Pegasus, um patch bay GUITARTECH, um drive MADCAT também da Guitartech e um Digital Reverb RV-5 da Boss.

A primeira forma de montagem (abaixo) coloca o MadCat no loop 2 do Penta e o Reverb no loop 5, deixando os loops 1 e 4 livres. O loop 3 faz a "ponte" para o send/return do amplificador, e deverá ficar ativo todo o tempo e em todos os programas. Com esse esquema de ligação, os loops 1 e 2 do Penta ficam antes da entrada do amplificador, sendo ideais para pedais de drive, boost e afins. Já os loops 4 e 5 ficam disponíveis para ligação no send/return de efeitos do amplificador, e são os ideais para efeitos de ambiência e modulação.



Esta ligação fará com que o Noise Gate atue sempre e em qualquer preset do Penta Midi, fazendo o corte logo antes dos pedais de ambiência que estão no send/return do amplificador, assim mantendo a naturalidade do corte de ruídos realizado.

Para quem deseja poder escolher quais momentos ou combinações de pedais deverão contar com o Noise Gate sugerimos o seguinte esquema de ligação:


Temos neste esquema o deslocamento de dois jaques do NS2 para o loop 4 do Penta Midi. Estes dois jaques atuam fazendo o corte do sinal, no momento em que ele fica abaixo do ponto ajustado de corte no Threshold do pedal. Desta forma o sistema de redução de ruídos só estará ativado quando o loop 4 do Penta estiver acionado. Esta forma pode ser interessante para quem busca redução de ruídos apenas em programas específicos, tal como uma distorção mais pesada.

Vale lembrar que o ideal para manter os ruídos dos sistemas de pedais em um nível baixo é usar cabos de qualidade, fontes adequadas, ligações curtas e aterramento real. Mas, se ainda assim o ruído incomoda, o uso (correto) do Noise Gate poderá ajudar!

Mais um recado...nosso Pedrone Whatsapp (11) 94262-1509 está a disposição para dúvidas ou esclarecimentos sobre os equipamentos.

2 comentários:

Unknown disse...

Quais cabos você recomenda para montagem desse setup?

Pedrone Amplificadores disse...

Conhecemos e recomendamos os cabos MojoPath da Tecniforte. Faremos uma postagem com vídeos mostrando a montagem do kit e funcionamento.