quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dica de livro - MIX, o poder da mixagem


Recebi de presente este livro do amigo Rogério Leão, e aproveito o espaço para recomendar fortemente à todos os músicos interessados em saber como fazer soar seu instrumento nas gravações.

O título é "Mix - o poder da mixagem", autor Daniel Farjoun, Editora H. Sheldon.

Claramente o autor passa por todos os processos de registro e mixagem dos instrumentos, mostrando os recursos e efeitos utilizados para criar o espaço e ambiência, além de garantir que a gravação soe bem na maioria dos players.

Digno de nota é sua postura contra o excesso de compressão que é moda vigente, onde todos pensam que para ser melhor é necessário soar mais alto que o concorrente. Parece que os músicos não tem mais coragem de deixar a canção "respirar" - um disco como "Dark Side of the Moon" por exemplo não seria lançado como foi, e suas passagens baixas não trariam o mesmo impacto se fossem tratadas desta forma.

Para que a tecnologia luta para obter mais dBs de faixa dinâmica, se no fim os "produtores" socam tudo nos últimos 5dBs da escala ?

Valiosas dicas de gravação de guitarras são dadas, valendo portanto a leitura até mesmo aos "somente" guitarristas interessados no desenvolvimento de sua sonoridade em estúdio e até mesmo ao vivo.

Segue com o livro um CD com exemplos de gravações e diferentes mixagens, evidenciando os temas tratados.

3 comentários:

O início da Crise está próximo... disse...

Pow, mto loco! Vou até dar uma pesquisada no preço. Valeu ae!

Ricardo Rauber disse...

Sabe onde tem para vender? Dei uma olhada em uma livraria aqui e não tinha. Enquanto isso vou na internet!

Daniel disse...

Agradeço a dica do colega sobre o livro.
Quem estiver interessado, pode comprar diretamente comigo no site www.opoderdamixagem.com.br

Um abraço a todos!!!
Daniel Farjoun