domingo, 1 de junho de 2008

HiFi valvulado 2 x 50 watts




Talvez para desespero dos céticos e "tecnólogos", mais uma vez tive a certeza pessoal que o som das válvulas é mais agradável aos ouvidos. Não saberia precisar se em números e medições , mas aos ouvidos (e para isso que serve a música - para agradar aos ouvidos) isso é fato.

Este amplificador tem a intenção de ser ligado à um CD/DVD ou outra fonte de sinal, com nível de linha em ligação padrão RCA. Cada canal é amplificado separadamente e entrega à caixas de 8 ohms 50 watts RMS por canal, obtidos com um par de válvulas EL34 trabalhando em Ultra-Linear e duas válvulas 6SN7 de pré amplificação/inversora.

À este aparelho caberia o termo "HiFi", tão usado nos anos 70 e 80 e atualmente substituído pelas siglas do mundo digital e minúsculo.

A audição de boa música, com boa gravação e em boas caixas com este amplificador (e outros valvulados feitos para este objetivo) é uma experiência fascinante. Temos diferenças absurdas em termos de tridimensionalidade (determinação das posições e tamanho dos instrumentos no campo estéreo) , a naturalidade dos agudos, o impacto dos graves e a nitidez dos registros médios.

Tive a chance, algumas vezes na vida, de ouvir excelentes sistemas transistorizados de amplificação em boas caixas acústicas, e também a mesma experiência com sistemas valvulados. E simplesmente não há comparação ! Parece que se tira uma cortina da frente das caixas, tal a clareza do sistema valvulado.

Aproveito para agradecer ao bom amigo Carlos Alberto "Sossego" Lopes, que muito gentilmente cedeu sua sala, caixas acústicas, discos e ouvidos para as audições e ajustes durante a construção deste modelo.

Um comentário:

cipexbr disse...

Olá, quanto custaria um amplificador desses?