terça-feira, 1 de abril de 2008

Válvulas

É muito interessante, à partir de válvulas ruins e tendo cuidado, estudar o interior de alguns tipos conhecidos e entender o significado de sua nomeclatura.

Abaixo temos 3 válvulas de potência - EL34, 6L6 e KT88 - abertas, da esquerda para a direita:




O Pentodo EL34 possui 5 elementos, do centro para fora como catodo (branco, com filamento de aquecimento por dentro dele), grade de controle, grade aceleradora (screen) , grade supressora e placas.

Já a 6L6 e KT88 são tetrodos com feixe dirigido, onde temos catodo, grade de controle, grade screen e ao invés da grade supressora, temos o "guia de emissão", que aparentam ser "janelas" por onde o fluxo de elétrons deve seguir. Logo então temos as placas, responsáveis por coletar os elétrons que saem do catodo.

Apesar de construtivamente serem semelhantes, é nítida a diferença de tamanho entre a 6L6 e KT88, justificando sua maior potência manipulada e preço.

Os duplo triodos série 12a-7 são semelhantes aos expostos, onde temos dois conjuntos de catodo+filamento, grade de controle e placas na mesma válvula.

Notamos também o isolador de mica na base dos elementos (o superior foi retirado para a observação).

Ilustrando o belo funcionamento, temos abaixo uma foto retirada do orkut (não lembro de onde, ou de quem) que as mostra em funcionamento:


5 comentários:

Alexandre Avelar disse...

Que foto loca!

Ricardo Rauber disse...

Bah, será que as minhas 6L6 de power vão ficar como aquelas ali? hehehehe

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Que bonito heim SR. PEDRONE!!
Roubando MINHAS FOTOS?!?!?

Hahahahah...

Pois é, pode ser que vc não se lembre, mas está foto está no meu orkut, é a foto das 6l6 que estão no meu GIANNINI TREMENDÃO.

Relaxa, não estou cobrando nada, é apenas uma brincadeira, fico feliz de estarem gostando da minha foto, além de eu ser "parte" musico, também sou "parte" fotografo... rs...

Quem quiser conferir mais fotos do meu xodó, aqui está o link:

http://picasaweb.google.com.br/maildureira/

Abraços!
MADUREIRA
www.bandamobydick.com.br

Fernando Santucci disse...
Este comentário foi removido pelo autor.