quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dica de livro - MIX, o poder da mixagem


Recebi de presente este livro do amigo Rogério Leão, e aproveito o espaço para recomendar fortemente à todos os músicos interessados em saber como fazer soar seu instrumento nas gravações.

O título é "Mix - o poder da mixagem", autor Daniel Farjoun, Editora H. Sheldon.

Claramente o autor passa por todos os processos de registro e mixagem dos instrumentos, mostrando os recursos e efeitos utilizados para criar o espaço e ambiência, além de garantir que a gravação soe bem na maioria dos players.

Digno de nota é sua postura contra o excesso de compressão que é moda vigente, onde todos pensam que para ser melhor é necessário soar mais alto que o concorrente. Parece que os músicos não tem mais coragem de deixar a canção "respirar" - um disco como "Dark Side of the Moon" por exemplo não seria lançado como foi, e suas passagens baixas não trariam o mesmo impacto se fossem tratadas desta forma.

Para que a tecnologia luta para obter mais dBs de faixa dinâmica, se no fim os "produtores" socam tudo nos últimos 5dBs da escala ?

Valiosas dicas de gravação de guitarras são dadas, valendo portanto a leitura até mesmo aos "somente" guitarristas interessados no desenvolvimento de sua sonoridade em estúdio e até mesmo ao vivo.

Segue com o livro um CD com exemplos de gravações e diferentes mixagens, evidenciando os temas tratados.

3 comentários:

Alexandre Avelar disse...

Pow, mto loco! Vou até dar uma pesquisada no preço. Valeu ae!

Ricardo Rauber disse...

Sabe onde tem para vender? Dei uma olhada em uma livraria aqui e não tinha. Enquanto isso vou na internet!

Daniel Farjoun disse...

Agradeço a dica do colega sobre o livro.
Quem estiver interessado, pode comprar diretamente comigo no site www.opoderdamixagem.com.br

Um abraço a todos!!!
Daniel Farjoun