quarta-feira, 26 de março de 2008

Theremin

Theremin de 1 antena

O Theremin foi inventado em 1919 pelo russo Léon Theremin, em um acidente durante a montagem de um rádio AM. Depois de aperfeiçoar sua “descoberta”, passou a viajar pelo mundo demonstrando o que seria o primeiro instrumento musical eletrônico, com a incrível particularidade de ser controlado pelo movimento das mãos no ar, sem contato direto com o aparelho.

Diversas músicas pop foram enriquecidas com o uso do Theremin, entre elas “Good Vibrations” dos Beach Boys (ver nota final), “ Whole Lotta Love” do Led Zeppelin, além de algumas dos Mutantes e mais atualmente “Eu” do Pato Fu, entre outras.

O Theremin pode ter duas configurações básicas, que se referem à quantidade de antenas do modelo em questão.

Nota: Na verdade a música "Good vibrations" foi gravada com um "Tannerin", que gera sons bem parecidos com o Theremin, mas sua operação é por um controle deslizante horizontal sobre teclas de piano desenhadas para orientação.

Veja abaixo um vídeo com um modelo experimental de 2 antenas - ao fundo temos um osciloscópio (aparelho que mostra as formas de onda geradas) ilustrando o funcionamento das antenas:


Nenhum comentário: